Dúvidas Frequentes
Dúvidas Frequentes
Eles são:
a) cuidados antes do dia da cirurgia: relizar todos os exames pré operatórios solicitados, realizar avaliação pré anestésica, fazer a pré internação assim que estiver de posse da guia da cirurgia. não fazer uso de bebidas alcoólicas 24 horas antees do procedimento e não fumar na semana que antecede o procedimento
b) cuidados no dia da cirurgia: obedecer o jejum e todas as orientações dadas pelo cirurgião e pelo anestesista, evitar o uso de lentes de contato e esmaltes escuros nas unhas da mão, levar absorvente intimo e demais itens de higiene pessoal.
As orientações estarão pormenorizadas no seu sumario de alta. É de extrema importância lê-lo e tê-lo sempre acessível para posteriores consultas.
Lembre-se de que no período pós-operatório é comum persistirem alguns desconfortos físicos a depender do tamanho da cirurgia realizada. No entanto, caso ocorram dores atípicas ou de grande intensidade, sangramento intenso, febre com temperatura maior que 38°C, vermelhidão intensa ou pús na região da cicatriz cirúrgica, ou qualquer outra anormalidade, o seu médico deve ser consultado ou, se não for, você deve ir ao pronto atendimento do hospital onde foi feita sua cirurgia para uma avaliação.
Não. A endometriose é uma doença crônica potencialmente progressiva. Não se sabe ao certo os mecanismos formadores da doença e não temos nenhum tratamento que atua na formação das lesões. Assim, mesmo que a cirurgia seja feita da melhor maneira possível, retirando todas as lesões visíveis no momento da cirurgia, não podemos considerar que ela levara a cura do doença. Será necessário acompanhamento após a cirurgia e uso de medicação para diminuir as chances de retorno da patologia.
A cirurgia robótica permite uma melhor visualização das estruturas e facilita as manobras no interior do abdome, dando mais precisão e delicadeza aos movimentos cirúrgicos. Desta forma, pode ser considerada um aprimoramento da técnica laparoscópica e tem seus melhores resultados em situações mais críticas como: cirurgia sobre o ovário quando se pretende preservar a fertilidade, abordagem de grandes massas e/ou lesões múltiplas (ex: inúmeros miomas, endometriose com acometimento de vários órgãos e estruturas) e situações mais desafiadoras como aderências pélvicas extensas, lesões em nervos ou, ainda, em procedimentos cirúrgicos onde será necessário realizar sutura de extensas áreas. A robótica é também uma boa opção para as pacientes que apresentam obesidade associada.
São eles:
- Agendar consulta de avaliação pós-operatória imediatamente após a alta.
- Respeitar o período de repouso orientado. Qualquer atividade que cause aumento da dor ou desconforto deve ser interrompida.
- Não ter relações sexuais antes da consulta de avaliação pós operatória.
- Fazer uso correto das medicações presentes na receita entregue no momento da alta.
- Manter a região das feridas operatórias limpas e secas. Para isso, faça uso apenas de água e sabão. Não é necessário retirar os pontos na maioria das vezes.
- Pegar o resultado do exame de Anatomopatológico e levá-lo na consulta de avaliação pós operatória.
- A alimentação após a alta é livre. Caso exista alguma restrição específica, você será informada no momento da alta.
As orientações estarão pormenorizadas no seu sumário de alta. É de extrema importância lê-lo e tê-lo sempre acessível para posteriores consultas.