Ema Selvagem do Cerrado.
É importante valorizar talentos!

Talento é descrito nos dicionários como aptidão incomum que, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria. Na medicina, um profissional talentoso vai muito além de hipóteses diagnósticas corretas e prescrição de tratamentos eficazes… é fundamental a associação dessas características  à excelência no trato com os todos os membros da equipe, pacientes e seus familiares e na execução de tarefas e procedimentos.   

Trabalho com cirurgia de alta complexidade, com curva de aprendizado longa e que exige grande dedicação e empenho, e com equipe multidisciplinar em um serviço onde a educação continuada é um pilar. Desta forma, colaboro, direta e indiretamente, na formação de incontáveis colegas. O convívio cotidiano e a troca de experiências do processo educacional, estimulam todo o grupo à renovação das práticas e a busca incessante pela excelência. 

Acredito que o reforço positivo e a força do exemplo podem ser verdadeiramente transformadores, assim, senti a necessidade de homenagear todo o grupo de especializandos e residentes que interagem comigo e com o NIPTE (para saber mais sobre o NIPTE, clique aqui – ai coloca um link q direciona para o texto que explica o que é o NIPTE). Desta forma, criei o Prêmio “Ema Selvagem do Cerrado – ESC-NIPTE” a ser concedido ao colega que teve especial destaque em sua atuação junto conosco a cada ano. 

Os colegas agraciados com este prêmio entenderam, de forma rápida e eficiente, nossas demandas e ajudaram a criar um ambiente propício ao crescimento de todos. Eles se destacam pelo “tamanho”, com grande visibilidade em seu grupo e a grandeza da generosidade necessária para o trabalho em equipe. São “rápidos”, demonstrando eficácia e rapidez na execução de suas tarefas, na destreza cirúrgica e no aprendizado. Finalmente, buscamos colegas que possuam representatividade e entendam o seu papel no grupo e em toda a instituição. 

Na construção deste prêmio buscamos por um símbolo para estes escolhidos e, a partir de uma brincadeira interna, surgiu a mascote do prêmio: a Ema Selvagem do Cerrado.  Ela é grande, a maior ave do continente americano. Ela é rápida, atinge uma velocidade de até 60 Km/h. Ela tem visibilidade e representatividade, conhecida e reconhecida como um dos animais símbolos da fauna do cerrado, o maior e mais representativo bioma do nosso estado.  

Assim, todos os anos eu e a equipe do NIPTE, em nosso Simpósio, concedemos o Prêmio ESC-NIPTE.  Acreditamos que o que é verdadeiramente bom deve ser ressaltado para que possa ser força e estímulo para todos que buscam o melhor a cada dia. Valorizando talentos, valorizamos a excelência e estimulamos o crescimento constante para a equipe, para o serviço e consequentemente para uma melhor assistência em quem nos procura em busca de alívio para seu sofrimento. 

Compartilhar