NIPTE
Núcleo de excelência para o acompanhamento da mulher com endometriose

NIPTE  é a sigla para Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento da Endometriose, um núcleo multidisciplinar especializado e focado no acolhimento e acompanhamento de mulheres portadoras de endometriose. Antes de falar do NIPTE em si, é necessário compreender o propósito de sua criação. 

Trabalhando com pacientes com endometriose há vários anos, percebi que não existia um local em BH que buscasse atender a paciente de forma global, dando suporte a todas as suas demandas. A negligência dos sinais, sintomas e sofrimento prolongado que frequentemente acompanham essas mulheres é real e elas dificilmente encontram estruturas adequadas para seu tratamento.     

Para atender a inúmeras necessidades, é mandatório o entendimento dos aspectos físicos, emocionais, interpessoais e sociais associados à endometriose e criar um ambiente multidisciplinar e multiprofissional que se volte para o cuidado longitudinal, ao longo da vida, das mulheres acometidas.  A paciente deve ser, acima de tudo, acolhida. A atenção deve ser individualizada e focada na pessoa (e não na patologia!), com uma escuta verdadeira, valorização das suas queixas e busca por estratégias de tratamento que permitam a esta mulher uma vida plena a despeito de seu processo patológico. Acredito ainda ser de fundamental importância que toda a assistência seja baseada em evidências científicas robustas e atualizadas.  

Associando acolhimento, escuta ativa, cuidado, estudo, conhecimento e tecnologia, o NIPTE atinge seu foco principal: a busca incessante pelo bem-estar de mulheres portadoras de endometriose através de planos terapêuticos adequados a cada pessoa. Durante as consultas, é estabelecida uma estratégia de acompanhamento de curto, médio e longo prazo, e o tratamento é direcionado pela conexão de aspectos técnicos da doença com os anseios e desejos da mulher.

Assim, para oferecer essa assistência, criei o Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento da Endometriose (NIPTE) em 15 de setembro de 2017. Ele é um núcleo composto por uma equipe multidisciplinar com expertise na assistência e acompanhamento de mulheres com endometriose, além de proporcionar desenvolvimento de conhecimento técnico e científico sobre a patologia. O NIPTE integra ginecologia e infertilidade, radiologia, coloproctologia, nutrologia, urologia e clínica da dor dentro de um hospital de ponta e direcionado ao tratamento de alta complexidade, o Hospital Felício Rocho. Temos parcerias que integram fisioterapia, sexualidade humana e suporte psiquiátrico. Desta forma, este serviço oferece o que existe de mais atual no diagnóstico e tratamento da endometriose, está pronto para dar suporte a todas as demandas das nossas  pacientes e eu tenho a honra e a grande  responsabilidade de coordenar este projeto e esta maravilhosa equipe. 

Compartilhar